Princípios para a empresa do século 21

Para sobreviver no século 21 as empresas precisam se transformar. No entanto, não é no calor da produção que as ideias inovadoras serão testadas. Mas fique certo, o futuro cobrará pela implementação dessas mesmas ideias.

Como fazer então para garantir a produtividade e ao mesmo tempo ser inovador? Eis um grande dilema que podemos abordar em um próximo post, o que acham?

Nesse momento quero dividir com vocês #5 princípios que considero fundamentais para quem pensa em inovar sem perder a noção do aqui e agora.

#1 Quanto mais divido, mais o bolo aumenta

O ponto central no processo de inovação diz respeito a como a empresa procura por novas ideias com potencial de comercialização. As empresas verdadeiramente inovadoras vêm adotando uma postura mais aberta, envolvendo mais atores e fontes que ajudam a implementar e sustentar a inovação. Essas empresas costumam investir uma boa quantidade de tempo e recursos na busca por novas oportunidades de inovação. Tais ações aumentam a habilidade da empresa de criar, usar e recombinar novos e existentes conhecimentos.

Empresas que são mais abertas para fontes externas se permitem aprimorar ideias e mergulhar em diversas oportunidades tecnológicas, o que aumenta a probabilidade de atingirem alto nível de performance inovadora. A falta de abertura reflete uma miopia organizacional.

#2 O efeito esponja tem que estar presente

A capacidade de uma empresa reconhecer o valor da nova informação externa, assimilá-la e aplicá-la para fins comerciais é fundamental para seu potencial inovador. O que é, em grande parte, função do nível de seus conhecimentos prévios e de como esses conhecimentos estão distribuídos em nível individual e organizacional.

#3 Gente, Gente, Gente …

A existência de redes sociais formadas por grupos homogêneos e heterogêneos é uma excelente configuração para o surgimento de empreendedores, assim como para o avanço no processo de criação de novos negócios. Vale destacar, que as redes heterogêneas permitem à diferentes grupos trocar e dividir informações, ideias e inovações e construir consenso entre pensamentos que representam diversos interesses. Já as redes mais homogêneas têm a qualidade de potencializar mais do mesmo.

#4 Fotografia não é Filme

As rotinas organizacionais e estratégicas pelas quais a empresa desenvolve novas configurações de seus recursos são processos utilizados para acompanhar ‒ ou mesmo criar ‒ mudanças no mercado. Essas rotinas podem envolver o desenvolvimento de produtos ou a tomada de decisão estratégica, assim como tratar da realocação ou transferência de recursos, criação de conhecimento, fusões e aquisições, integração e estratégias de saída. Vale destacar que é na capacidade de configuração eficiente de recursos que mora a vantagem competitiva e não nas rotinas em si.

#5 Vivendo e Aprendendo … Melhorando e Recombinando

A aliança entre os departamentos de P&D das empresas pode ser uma excelente forma para a geração de conhecimento. Podendo ser tanto a porta de entrada quanto o elo de ligação para as redes de aprendizado colaborativo.

Agora é com vocês! Já viram algo parecido?